Informações do Post - - Jonas Henrique - - 12 de dezembro de 2017 | - 6:24 - - Home » » - - Sem Comentários

Silvio Santos completa 87 anos: Confira algumas das biografias já publicadas sobre o maior apresentador da TV brasileira

Silvio Santos em seu programa – Imagem reprodução

Hoje o empresário e apresentador/animador Senor Abravanel, mais conhecido por seu nome artístico, Silvio Santos, está completando 87 anos de vida. Silvio é um dos comunicadores mais carismáticos e autênticos da televisão brasileira, está na ativa desde 1962, ano no qual estreou o seu primeiro programa que na época chama-se Vamos Brincar de Forca e encontra-se no ar até hoje com seu tradicional Programa Silvio Santos . Silvio não é somente conhecido por sua brilhante carreira na TV, mas também por sua trajetória de vida, um jovem que começou como camelô e depois de alguns anos construiu um dos maiores grupos empresariais do país e dono da segunda maior emissora de TV do Brasil.

Sua vida inspirou vários trabalhos acadêmicos, artigos e algumas biografias que contam várias curiosidades da vida do empresário e apresentador, alguns até tentam explicar o fenômeno “Silvio Santos”. Como hoje este grande comunicador está completando mais um ano de vida, vamos apresentar a você algumas de suas biografias já publicadas. Confira abaixo:

1- Silvio Santos – A Trajetória do Mito, por Fernando Morgado 

Silvio Santos nunca teve tantas falas suas reunidas em uma só publicação. Nascido no Rio de Janeiro em 1930, Senor Abravanel começou a trabalhar aos 14 anos de idade como camelô. Pouco tempo depois, ingressou no rádio e, mais tarde, na televisão, onde se tornou sinônimo de domingo. Formou um grupo empresarial bilionário, com milhares de empregados em todo o Brasil. Tentou ser prefeito, governador e até presidente. Cercou sua vida pessoal de mistérios, cultivados pela distância que mantém dos repórteres. Mesmo assim, ao longo da carreira, já causou polêmica ao opinar sobre diversos assuntos- de empreendedorismo até homossexualidade, passando por economia, sexo, drogas e política. Silvio Santos – A Trajetória do Mito conta toda a trajetória do animador e empresário através de um formato inédito, que combina textos ágeis, declarações dadas por Silvio ao longo das últimas seis décadas e uma completa linha do tempo. Cada capítulo revela uma faceta especial- seu tino para os negócios, sua longa carreira artística, seu estilo próprio de comandar o SBT, sua meteórica trajetória política e sua reservada vida pessoal. Combinadas, compõem a figura de um mito, verdadeira marca da comunicação do Brasil.

2- Silvio Santos – A Biografia, por Marcia Batista e Ana Medeiros 

Como o homem de uma família judia, levada diversas vezes ao exílio, poderia construir um império no Brasil? Como um camelô venceu tantas adversidades para tornar-se um dos empresários mais ricos do país? Não à toa, esse homem desenvolveria negócios voltados às classes mais populares no Brasil e se tornaria sinônimo da história da televisão brasileira. Seu nome é Senor Abravanel, mais conhecido como Silvio Santos. Sua característica mais marcante é a generosidade, eternizada no famoso bordão “quem quer dinheiro?”. A boa índole de Silvio Santos, inclusive, é uma faceta de sua personalidade, a qual dez em cada dez de seus funcionários faz questão de ressaltar. Compreendendo os 86 anos da figura icônica que impactou a história e a rotina de milhões de brasileiros, este livro revela, inclusive por meio de relatos e documentos exclusivos, as conquistas e dificuldades que Silvio enfrentou para ser a unanimidade que é hoje: o lado família, o apresentador, o gestor de negócios, o descobridor de talentos, como se deram seus insights de empreendedor, além de inúmeras passagens impressionantes de uma trajetória riquíssima e encorajadora.
Entre erros e acertos, recordes de audiência e insucessos, Senor Abravanel construiria um império que, somente com o SBT, já chegou a faturar mais de um bilhão de reais. Assertivo em suas decisões, ele não teme falar o que pensa ou acreditar no que ninguém mais acredita – e tudo isso porque sua visão vai além do óbvio. Silvio Santos vem aí!
Sobre as autoras:
Anna Medeiros – Graduada em Propaganda e Marketing pela ESPM/SP, também possui MBA em Bens Culturais pela FGV. Como escritora, já publicou artigos em publicações como a Revista da Cultura, além de ter publicado em 2016 seu primeiro livro autoral, Entre rios, pela editora Patuá. Possui experiências relevantes também no mercado corporativo, na área de marketing de grandes empresas, além de ter participado do planejamento estratégico em projetos de comunicação de grandes marcas.
Marcia Batista – Graduada em Letras pela USP, ingressou no setor editorial em 2004, atuando como editora de não ficção na Ediouro Publicações. Hoje é editora-chefe na Universo dos Livros e, desde 2011,vem sendo responsável pela publicação de inúmeros projetos de sucesso, dentre os quais os best-sellers Nunca fui santo, livro oficial do ex-goleiro palmeirense Marcos e que reuniu mais de 5 mil pessoas no evento de lançamento; Neymar: conversa entre pai e filho, livro oficial do craque do Paris Saint-German, cujos direitos de publicação foram vendidos para mais de 27 países; Eu sobrevivi ao Holocausto, livro que relata a trajetória de Nanette Blitz Konig, uma das últimas amigas vivas de Anne Frank, e A última mensagem de Hiroshima, biografia de um sobrevivente da bomba atômica, o senhor Takashi Morita.

3- A Fantástica História De Silvio Santos, por Arlindo Silva

A Fantástica História de Silvio Santos é uma biografia recheada de relatos pessoais narrados pelo próprio “dono do Baú” e de episódios deliciosos e emocionantes que mostram a coragem e a ousadia assombrosas desse homem que ajudou a moldar a história da TV brasileira. Esta é a história de um menino comunicativo e de origem humilde que começou como camelô, e se tornou o maior comunicador do país, dono de um carisma único. Com sua habilidade inata para os negócios, fundou empresas em série até chegar a um conglomerado bilionário, o Grupo Silvio Santos, que engloba operações em diversas áreas, como a televisão, venda porta a porta e no varejo, hotel e capitalização.

O que achou? Comente!