Informações do Post - - Jonas Henrique - - 21 de agosto de 2017 | - 4:20 - - Home » - - 5 Comentários

Resenha: Pietra – Trilogia Sobrevivência – Beatriz de Castro

Capa do livro

Vamos apresentar a todos vocês Pietra, este livro que leva o nome de sua personagem principal, é escrito por Beatriz de Castro. Trata-se de uma obra pequena, são apenas 164 páginas, para alguns quanto maior o livro, melhor ele é, para outros o tamanho não importa e sim o seu conteúdo e é neste quesito que este se encaixa. Pietra é um livro que nos proporciona uma leitura fluida e de fácil compreensão, possui personagens bem construídos e mensagens claras.

A autora soube construir uma narrativa completa, conseguimos captar e entender todo o cenário que envolve a trama já nos primeiros capítulos. A história de Pietra se passa em um mundo distópico, um mundo onde os recursos naturais quase não existem, toda vegetação foi prejudicada pelos altos níveis de poluição, vivem em um mundo quase cinza, não há comida para todos. Pietra vive em uma sociedade os mais pobres quase não tem nada e camada mais rica e dona das grandes fábricas e indústrias controlam a vida da grande maioria da população. Existe uma regra muito clara, um homem de cada família deve trabalhar nas fábricas e com isso garantir uma determinada quantia de suprimentos/alimentos para as suas famílias de acordo com o seu nível de produção, muitos adoecem, morrem em acidentes ou tiram a própria vida devido a extremas condições de trabalho, literalmente lutam por sua sobrevivência. O livro vai lhe surpreendendo à medida que vamos devorando cada capítulo, mistérios e perguntas importantes vão surgindo.

A trama começa a trilhar um cominho muito interessante quando um trágico acidente tira a vida do pai de Pietra e para que sua família não posse por dificuldades acaba assumindo o lugar do irmão e indo para as fábricas trabalhar em seu lugar. Neste momento, Beatriz, traz de forma rápida e muito bem construída a situação da morte do pai de nossa personagem principal, podemos ver a frieza e o desprezo presentes naqueles que dominam essa cidade, onde não a nenhum apresso por suas vidas, ali também ficam claro as diferenças sociais e o preconceito com as mulheres e sua posição de submissão em uma sociedade altamente machista, em que o único papel da mulher é cuidar da casa e dos filhos. Quando Pietra é inserida na fábrica podemos observar com mais clareza o seu crescimento, é uma personagem forte, destemida e muito corajosa ao enfrentar o dia a dia insalubre das fábricas correndo o risco de ser descoberta, tudo isso para dar uma vida melhor para seus familiares, porém ela não se encontra só, Killian, outro morador que veio do seu vilarejo natal também foi para Londinium. Conhecedor dos seus segredos e com uma personalidade arrogante, mas prestativo, o jovem será de grande auxílio para que Pietra não enlouqueça. Apesar de todo sofrimento ela acredita que algum dia poderá viver em um mundo melhor.

Pietra é um livro de leitura rápida, mas com temas bem definidos, temos a luta feminina por mais espeço em sua sociedade, temos o empoderamento das mulheres, a preocupação com a preservação do meio ambiente, a luta por mais igualdade, respeito e uma das mais importantes, a de que devemos ter mais empatia pelo próximo. Uma obra nacional que vale muito apena ser lida. Fica aqui a minha dica😉.  Já estou curioso pelo segundo livro desta trilogia.

Ficha Técnica

Livro: Pietra

Autora: Beatriz de Castro

Páginas: 164

Editora: Independente.

Encontra-se disponível no Amazon Kindle



5 respostas para “Resenha: Pietra – Trilogia Sobrevivência – Beatriz de Castro”

  1. Mari Westphal disse:

    Adoro livros com mistérios! Pela sua resenha, o enredo me pareceu bem interessante… Vou dar uma olhadinha. 🙂

  2. Thai disse:

    Oiee!!

    Não conhecia a autora, e não faz muito meu estilo literário, mas eu leria porque a premissa mecativou. Vou procurar mais a respeito.

    Beijos

  3. Sou do tipo que não se importa com a quantidade de páginas, e sim com a qualidade da obra. Achei a premissa desse livro bastante interessante, creio que vale conferir. Dica anotada.

    Tatiana

  4. saahfinoti22 disse:

    Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas depois de ler sua resenha fiquei com muita vontade de lê-lo, afinal um livro que fala sobre empoderamento feminino não tem como ser ruim rsrs
    Dica anotada

  5. andy8juuh disse:

    Não conheço essa autora mas achei muito interessante. Sua resenha está ótima.
    Beijos

O que achou? Comente!

Mais Visitados