Informações do Post - - Jonas Henrique - - 23 de julho de 2017 | - 11:06 - - Home » » » - - 3 Comentários

Resenha: Família – Urgências e Turbulências – Mario Sergio Cortella

Capa do livro

Em seu mais novo livro, Mario Sergio Cortella, aborda um dos temas que estão se tornando cada vez mais constantes nas rodas de conversa e debates, o dia a dia das famílias, a convivência entre pais e filhos, o modo como os pais da atualidade, principalmente os que vivem nos grandes centros urbanos, estão cuidando e criando de suas crianças e adolescentes. Pode até parecer simples, mas este é um dos grandes problemas da atualidade.

Em “Família: Urgências e Turbulências”, Mario Sergio Cortella traz com precisão varias perguntas e diversas situações que estão causando muita preocupação, principalmente para os pais que estão vendo as suas relações familiares se desfazendo diante de seus olhos, porém acham que não conseguem tomar as rédeas da situação.  Tudo isso é muito perceptível quando os pais com menos de 50 anos dizem frequentemente que os filhos não os ouvem, tem dificuldades para obedecer a determinadas regras e que nos tempos de seus pais bastava um olhar para que o recado fosse dado. O livro mostra que as famílias de hoje são diferentes das famílias do século passado, a dinâmica do mundo moderna trouxe modificações a essa estrutura,  o seio familiar virou apenas um criadouro, e está deixado de ser uma ambiente de aprendizado e alegria. Os grandes centros urbanos tem impedido esse relacionamento, quando os pais saem para trabalhar os filhos estão dormindo e quando voltam quase não os veem, e em alguns casos eles já estão na cama, ou seja, a figura paterna e materna quase não se faz presente. Essas crianças e jovens tem suas próprias vidas, é o que muito deles falam, como se isso significasse não ter nenhum tipo de controle ou supervisão.

Muitos pais estão agindo como se fossem colegas ou amigos dos filhos, não que isso seja ruim, mas a falta de disciplina causa diversos prejuízos no convívio não só familiar, como também na vida lá fora, uma geração indisciplinada terá dificuldades no convívio com outras pessoas. O autor não só traz respostas para vários questionamentos, tais como melhorar o convívio entre pais e filhos? Como educar os jovens? Como estipular limites a eles? Como ser presente na criação e educação dos filhos, diante da vida atribulada que os adultos têm? Aborda questões ligadas a orientação sexual e as turbulências da adolescência. Também traz a luz de forma firme e clara que essas mães e pais devem ter postura firma para enfrentar essas situações para que possam encontrar a solução para todos esses problemas. Trata-se de uma obra pequena, porém a considero de extrema e fundamental importância para entendermos a dinâmica familiar contemporânea, repleto de exemplos e fatos verídicos que podemos presenciar no nosso dia a dia, é um livro que você não pode deixar de ler.

Ficha Técnica

Livro: Família: Urgências e Turbulências

Autor: Mario Sergio Cortella

Páginas: 144

Editora: Cortez Editora

Ano de lançamento: 2017



3 respostas para “Resenha: Família – Urgências e Turbulências – Mario Sergio Cortella”

  1. Alice Andrade disse:

    Eu realmente gosto de ler livros e pela resenha que você escreveu, me deu bastante vontade de conhecer esse livro. Ótimo post!

  2. Oi Jonas!!
    Que livro interessante. Eu tenho uma ótima relação com a minha mãe. Somos amigas, mas ela nunca deixou de exercer seu papel de mãe comigo. Eu tenho uma filha pequena e tenho tentado ter um relacionamento igual tenho com a minha mãe. Infelizmente sabemos que nem sempre os relacionamentos entre pais e filhos são bons.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

  3. Paula Cardoso disse:

    Eu adoraria ler esse livro. Sou mãe e sinto isso na pele. Noto que por mais que eu me esforce, por mais que eu tente, tem muitas vezes que os meus filhos simplesmente nem ouvem o que eu falo. E estou a falar de duas crianças pequenas. Gostei imenso da sua resenha.
    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    Magia nas Palavras ♥

O que achou? Comente!

Mais Visitados