Informações do Post - - Jonas Henrique - - 23 de março de 2018 | - 7:43 - - Home » » - - Sem Comentários

Quais as diferenças entre os livros de edição normal e os de versão econômica?

Essa é uma das perguntas que me fazia há algum tempo atrás, mas fui descobrindo as suas diferenças na prática, pensando naqueles que ainda estão começando a se aventurar pelo mundo literário resolvi produzir esse texto especial para tirar as dúvidas, mostrar as curiosidades, as vantagens e as desvantagens dos livros de verão normal e econômica.

Versão Econômica

Primeiro ponto que vamos esclarecer, aqueles livros de bolso não são de versão econômica,  já que se trata de um livro em formato pequeno, formulado para uma leitura prática e para o barateamento de seu custo, envolve um processo específico de design de livro. Agora sim vamos as peculiaridades dos livros de versão econômica.

Mais barato: Vamos começar por sua vantagem, ele é bem mais barato do que os livros de versão normal, com preços que cabem com tranquilidade em seu bolso, porém possuem detalhes que devem ser levados em conta antes de sua aquisição, vamos conhecer melhor esses detalhes.

Capa mais frágil: Este com certeza é o primeiro detalhe mais perceptível de uma versão econômica, geralmente suas capas são mais finas e muito mais frágeis, ou seja, quem adquirir um livro desses tem que ter um cuidado redobrado, pois a capa vai se estragar com muito mais facilidade.

Folhas brancas: Assim como as capas, elas são mais finas e bem mais frágeis, amassam com muito mais facilidade e se não houver um certo cuidado podem até se rasgar. Por terem páginas  mais finas e suas letras serem menores este livros acabam ficando com um volume menor, também são menores, porém com o mesmo conteúdo de um livro em versão normal.  As folhas brancas podem dificultar a leitura de muitas pessoas, geralmente causam mais cansaço e outros podem ter dificuldades em ler devido a sua transparência.

Pobre em detalhes: São edições simples, sem muitos detalhes, não seria aquele obra que exibiríamos como um troféu em nossa estante.

 Versão Normal/Comum

Agora vamos conhecer os detalhes e as vantagens e desvantagens de se ter um livro em versão normal/comum.

Mais caro: São poucas as desvantagens de ser ter um livro em versão normal, porém a sua grande desvantagem é o preço, são livros bem mais caros em comparação com os de versão econômica, então vamos conhecer os detalhes que o deixam com um preço bem mais salgado.

São muito mais resistentes: São obras que possuem uma resistência muito maior em comparação com os de versão econômica, com isso a gente acaba reduzindo um pouco os cuidados para sua preservação, mas apenas reduzimos, não vá deixa-los lá largados de qualquer jeito porque se não vão sofrer os danos da ação do tempo.

Capa mais resistente e grossa: Assim como o de versão econômica esse é o primeiro detalhe que mais chama atenção, suas capas são muito mais grossas e resistentes, tanto que encontramos livros em capa dura, que aliás são belíssimos. As capas desta versão acabam ganhando muitos detalhes, como relevo tanto em seu titulo como na imagem que é utilizada na ilustração.

Possui orelhas: A grande maioria já deve saber o que são as orelhas de um livro, mas creio que ainda há alguns que já a viram mesmo sem saber que este é o seu nome. As orelhas de um livro são aqueles pedaços da capa dobrados, que geralmente são até mais lidos do que o próprio livro, são poucas as pessoas que não leem as informações das orelhas, são quase que uma exclusividade dos livros comuns.

Cheio de detalhes: Os detalhes estão presentes de sua capa até a forma como os capítulos são apresentados.

Páginas amareladas: As paginas são mais grossas e resistentes, as letras são bem maiores e há um maior espaçamento, o que deixa o livro bem mais volumoso, as páginas amarelas deixam a leitura mais leve, agradável e menos cansativa, já que nas páginas brancas de uma maneira ou de outra a gente acaba forçando um pouco mais a nossa visão.

Essas são as principais diferenças entre os livros normais e os econômicos. Qual dos dois vocês preferem ter ?




O que achou? Comente!