Informações do Post - - Jonas Henrique - - 11 de setembro de 2017 | - 11:51 - - Home » - - Sem Comentários

Livro da Semana: Os 13 Porquês

Capa do livro – Edição Especial

 

Seguindo com nossas dicas de leitura especial do Setembro Amarelo, essa semana temos como dica o livro Thirteen Reasons Why / Os 13 Porquês, escrito por  Jay Asher.  A obra é narrada por Clay Jensen, um rapaz que ao voltar um dia da escola, encontra na porta de sua casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma garota que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos e precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Este é uma das obras mais conhecidas que abordam esse tema, principalmente depois que a Netflxi transformou o livro em uma série de grande sucesso e que levantou com profundidade temas como depressão, bullying e suicídio. Muitos pros e contras a série, mas todos concordando que este é um tema que deve ser levado ao debate constantemente. Claro que não recomendamos a série para quem está passando por uma situação dessas, pois ela pode servir de gatilho, porém acho importante para aqueles que banalizam o suicídio e o bullying, para que possam ver o quanto a nossas ações e falas podem afetar as pessoas de diferentes maneiras e quanto a perda de um ente querido pode afetar a vida de todos que o amam a sua volta.



O livro aborda tudo de uma forma muito realista, direta, joga para o leitor o quanto cada uma dessas ações podem afetar uma pessoa, alguns pode até achar que o motivos que levaram a Hanna a tirar a própria vida sejam banais, mas ninguém sabe como isso afeta o intimo/interior de cada. Pessoas que passam por situações como essas precisam de um ombro amigo, do apoio da família, precisam de pessoas que as entendam e isso por vezes é difícil já que se trata  de uma doença silenciosa, onde quem a possui tem vergonha ou medo devido ao extremo julgamento que muitos fazem, pois acham que isso seja algo menor,os condenam e os chamam de fracos.

Vamos ter mais empatia pelo próximo, fazer o bem não custa nada e faz bem a todos nós.

 

Setembro Amarelo – Falar é a Melhor Solução

CVV – Centro de valorização da Vida

O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar com total sigilo.

Para mais informações acesse: http://www.cvv.org.br/

 

O que achou? Comente!

Mais Visitados