Informações do Post - - Jonas Henrique - - 3 de janeiro de 2018 | - 6:59 - - Home » » - - Sem Comentários

Livro da Semana: O Conto da Aia

Capa do livro – Imagem divulgação Rocco

Nesta semana temos como livro da semana “O Conto da Aia”, um  romance distópico  escrito pela canadense Margaret Atwood em 1985, uma obra quem vem fazendo muito sucesso recentemente devido a uma série que foi baseada neste livro e que vem fazendo muito sucesso.

O Conto da Aia, de Margaret Atwood, se passa num futuro muito próximo e tem como cenário uma república onde não existem mais jornais, revistas, livros nem filmes. As universidades foram extintas. Situado na Nova Inglaterra de um futuro próximo, que agora é parte de uma teonomia totalitária fundamentalista cristã que derrubou o governo dos Estados Unidos.

No livro as mulheres de Gilead não têm direitos. Elas são divididas em categorias, cada qual com uma função muito específica no Estado. A Offred coube a categoria de aia, o que significa pertencer ao governo e existir unicamente para procriar, depois que uma catástrofe nuclear tornou estéril um grande número de pessoas.

Offred tem 33 anos. Antes, quando seu país ainda se chamava Estados Unidos, ela era casada e tinha uma filha. Mas o novo regime declarou adúlteros todos os segundos casamentos, assim como as uniões realizadas fora da religião oficial do Estado. Por isso, sua filha lhe foi tomada e entregue para adoção, e ela foi tornada aia, sem nunca mais ter notícias de sua família. É uma realidade terrível, mas o ser humano é capaz de se adaptar a tudo. A obra explora os temas da subjugação das mulheres e os vários meios pelos quais elas perdem individualismo e independência.

Esta é uma daquelas leituras que vai fazer você refletir e muito.

Fonte: Editora Rocco




O que achou? Comente!

Mais Visitados