Informações do Post - - Jonas Henrique - - 17 de setembro de 2017 | - 10:32 - - Home » » - - 4 Comentários

Confira 10 livros de Stephen King que foram adaptados para os cinemas!

Creio que a grande maioria daqueles que são apaixonados pelo universo literário devem conhecer o mestre das obras de terro, Stephen King, mas para aqueles que ainda não o conhecem ou apenas já ouviu falar em seu nome, vamos devidamente apresenta-lo. Stephen Edwin King é um escritor americano, reconhecido como um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção de sua geração. Os seus livros já venderam quase 400 milhões de cópias, com publicações em mais de 40 países.  É o nono autor mais traduzido no mundo. Devido ao imenso sucesso de seus livros e contos muitas de suas obras foram adaptadas para o cinema e TV e aproveitando que alguns de seus livros estão ganhando novas adaptações e repetindo esse imenso sucesso entre o público e a critica, vamos trazer até você amigo leitor, 10 livros que já ganharam sua versão cinematográfica.

A Incendiária – 1984

O livro foi lançada em 1980 se tornando um verdadeiro best-seller nos Estados Unidos, com isso ganhou uma adaptação em  1984, aqui no Brasil o filme recebeu o titulo de “Chamas da Vingança”, em breve chegará aos cinemas uma nova adaptação. No livro temos Andy McGee e sua esposa Vicky que foram usados numa experiência secreta enquanto eram adolescentes. Eles acabaram se casando e tendo uma filhinha, Charlene “Charlie” McGee. A menina acabou herdando os genes modificados dos pais, e nasceu com o dom da pirocinesia, que significa que ela pode atear fogo em tudo que quiser.

Charlie, como é pequena, não sabe controlar seus poderes, e acaba sendo avistada pela Oficina, uma sociedade secreta que investiga e explora humanos com poderes especiais. O livro já começa com Andy e Charlie (Vicky foi assassinata pelos capangas da Oficina, como lido em um flashback) fugindo de seus algozes.

A trama continua com a fuga desesperada de um pai tentando de todas as maneiras salvar a filha, contando com a ajuda de uns, Andy percebe que para escaparem dessa, Charlie talvez tenha que usar seus poderes para matar. Em seu encalço está o melhor agente da Oficina, Rainbird, um estranho índio que quer matar Charlie e olhar nos seus olhos, pois acredita que terá uma grande revelação por ela ser especial. As chances de sobrevivência são mínimas, mas Andy e Charlie não desistirão sem lutar.




Olhos De Gato – 1985

Cat’s Eye, no Brasil com o titulo Olhos de Gato também conhecido como Stephen King’s Cat’s Eye, é um filme de terror, escrito por Stephen King e dirigido por Lewis Teague.

Dos três contos que aparecem neste filme, dois foram retirados do livro Sombras da Noite (Night Shift) de 1978 escrito por Stephen King. O filme recebeu três indicações a prêmios, sendo uma por Melhor Filme e duas para Drew Barrymore.

Um gato é o elo entre três histórias de terror escritas por Stephen King. O primeiro episódio é sobre Morrison (James Woods), que integra um grupo de ajuda para fumantes, liderado pelo Dr. Monatti (Alan King). No segundo episódio, Cressner (Kenneth McMillan) é um viciado em jogos de azar que faz uma aposta com o amante da esposa. No último episódio, uma garotinha (Drew Barrymore) é aterrorizada por uma pequena e assustadora criatura.

Christine – O Carro Assassino – 1983

Baseado no livro homônimo escrito por Stephen King. O filme tem como tema inicial a paixão dos adolescentes pelos automóveis. Foram feitas algumas locações em Valencia, estado da Califórnia. A história começa com o adolescente Arnie Cunningham, um estudante tímido e com apenas um amigo, Dennis Guilder, um grande atleta, descobrindo “Christine”, um Plymouth Fury vermelho e branco de 1957 que precisa de grandes reparos. Enquanto Arnie vai refazendo o carro, ele não percebe que se torna arrogante. Dennis descobre que o carro possui um passado sombrio. O proprietário anterior, Roland LeBay, teve um trágico destino. Dennis e a namorada de Arnie, Leigh Cabot, tentam evitar que o mesmo ocorra com Arnie e percebem que o único jeito é destruir Christine. Mas o carro começa a agir por conta própria, como se estivesse “possuído”, demonstrando capacidade de se auto-reconstruir. E parece sofrer de um ciúme doentio e assassino por seu proprietário Arnie.

Carrie, a Estranha – 1976, 2002 e 2013

Uma das obras de maior sucesso do King, Carrie ou como conhecemos aqui no Brasil, Carrie, a Estranha já ganhou três diferentes adaptações e todas alcançaram exito, sendo que as versões de 1976 e 2013 foram feitas para o cinema e a de 2002 como uma produção televisiva.  Escrita por Stephen King em 1974 o livro, assim como nas adaptações temos a Carrie uma adolescente excluída, tímida, problemática e atormentada pelos colegas da escola que nunca compreenderam seu estranho comportamento e sua aparência. Além de super desprotegida e sofrer maus tratos em sua casa por sua mãe, que é profundamente religiosa, e que à impede de levar uma vida normal como as garotas de sua idade. Mas Carrie guarda um grande segredo, quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente. Durante o baile de formatura todos irão temer o seu poder após uma brincadeira de mau gosto e acabam vendo seu lado demoníaco.

O Cemitério Maldito – 1989

Não se deixe enganar,essa é uma história bem perturbadora. Baseado no livro O Cemitério de 1983, considerada como uma dos melhores obras do autor, no livro temos Louis Creed, um jovem médico de Chicago, que acredita que encontrou seu lugar naquela pequena cidade do Maine. A boa casa, o trabalho na universidade, a felicidade da esposa e dos filhos lhe trazem a certeza de que fez a melhor escolha. Num dos primeiros passeios familiares para explorar a região, conhecem um ‘simitério’ no bosque próximo a sua casa. Ali, gerações e gerações de crianças enterraram seus animais de estimação.

Para além dos pequenos túmulos, onde letras infantis registram seu primeiro contato com a morte, há, no entanto, um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras e onde forças estranhas são capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível.

O filme segue a premissa do livro, uma série de acontecimentos estranhos se inicia após a morte do gato da família Creed. Aos poucos eles percebem que um antigo cemitério, que fica nos fundos da casa, pode ter ligação com esses eventos.

 


1408 – 2007 

1408 é um filme de 2007 baseado no conto homônimo de Stephen King. King por sua vez baseou-se nas reportagens do parapsicólogo Christopher Chacon para escrever 1408, devido ao fato de que o mesmo investigou um quarto mal-assombrado no hotel Del Coronado, Califórnia. No filme um promissor romancista, Mike Enslin (John Cusack), resolveu enveredar por outro caminho e escrever livros que investiguem fenômenos paranormais. Enslin nunca presenciou realmente algum destes fatos, então fica difícil obter credibilidade. Além do mais Mike é totalmente cético, pois até hoje não encontrou evidências de que exista vida após a morte. No entanto decide ir até Nova York e se hospedar no Dolphin Hotel, mais exatamente no quarto 1408, que tem fama de ser habitado por espíritos malignos. O gerente do hotel, Gerald Olin (Samuel L. Jackson), o avisa que 56 mortes já ocorreram neste quarto, mas Mike está decidido a conferir se sua fama está. condizente com a verdade.

A Colheita Maldita – 1984

A Colheita maldita é um filme de terror de 1984 baseado no conto homônimo de 1978 de Stephen King. Filmado na cidade rural de ficção Gatlin, Nebrasca, o filme conta a história de uma entidade demoníaca referida como “Aquele Que Anda Por Detrás das Fileiras”, o qual alicia as crianças da cidade para ritualisticamente assassinarem todos os adultos para assegurar uma colheita de milho adequada.

Lembranças de Um Verão – 2001

Lembranças de Um Verão é um drama baseado no livro de mesmo nome mais vendido de Stephen King. É a história de um homem misterioso, que pede a ajuda de um rapaz jovem e brilhante para salvar a sua vida. A amizade com o estranho misterioso muda para sempre a maneira como ele vê o mundo.

O Nevoeiro – 2007 e 2017

The Mist, conhecido no Brasil como “O Nevoeiro”, é um conto de terror escrito por um autor norte-americano, Stephen King, que tem lugar na pequena cidade de Bridgton, Maine, envolta repentinamente por uma névoa, que esconde monstros do outro mundo. No filme de 2007, após uma violenta tempestade devastar a cidade de Maine, David Drayton (Thomas Jane) e Billy (Nathan Gamble), seu filho de 8 anos, correm rumo ao supermercado, temendo que os suprimentos se esgotem. Porém um estranho nevoeiro toma conta da cidade, o que faz com que David, Billy e outras pessoas fiquem presas no supermercado. Logo David descobre que há algo de sobrenatural envolvido e que, caso deixem o local, isto pode ser fatal.

Mais recentemente está obra ganhou uma nova adaptação, sendo que desta vez para a TV em formato de série, a história foi alongada, mas a premissa principal do livro foi mantida, uma névoa misteriosa envolve lentamente a cidade de Bridgton, no Maine, criando uma barreira de visibilidade quase impenetrável. Os moradores da cidade logo percebem que situação é ainda mais precária quando descobrem que, escondido dentro da névoa, existem numerosos monstros de vários tamanhos que atacam e matam qualquer coisa que se mova.

 

Louca Obsessão – 1990

Misery é um livro de 1987 e foi adaptado  para os cinemas em 1990, no filme um famoso escritor Paul Sheldon sofre um acidente de carro e é socorrido pela enfermeira Annie, que afirma ser sua fã número um. Ela o leva para sua isolada casa e cuida de sua saúde, mas um dia acaba tendo acesso aos originais do próximo livro do escritor e descobre que sua personagem predileta será morta. Essa revelação faz com que sua personalidade doentia se revele.

Bônus:  It – Uma Obra-Prima do Medo – 1990 / It – A Coisa 2017

It, aqui no Brasil chamado de It – Uma Obra Prima do medo é um telefilme americano de 1990, adaptação cinematográfica do livro homônimo de Stephen King, uma de seus livros mais extensos, tornando-se assim uma das obras mais conhecidas do autor em todo o mundo. Mais recentemente uma nova adaptação foi lançada se tornando a maior bilheteria de estreia de um filme de terror da história.

Lançado em 1986 essa história se passa durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e… do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez A Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry.

Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa.

Espero que tenham gostado dessa nossa lista do mestre do terror!

4 respostas para “Confira 10 livros de Stephen King que foram adaptados para os cinemas!”

  1. O único que já assisti(só um pedaço haha não gosto de terror) foi o da Carrie…achei interessante a Drew ter participado de 2 dos filmes citados e a cidade de Maine aparece várias vezes creio não ser só coincidência…Esse filme da Coisa eu não conhecia e quando ouvi falar dele pela primeira vez pensei no primo It da Família Adams kkkk

  2. Oiii, nossa não sabia que tinham tantos filmes já. O único livro dele que eu li foi Sob a redoma, e não me agradou muito. Confesso que estes não me atraem, não gosto de terror rs.

    Beijos

  3. O Stephen King é um autor que eu tenho muita admiração, mas nenhuma coragem de ler os livros dele, muito menos assistir os filmes baseados em suas obras. Está totalmente fora de cogitação assistir It, apesar de estar sendo muito falado agora.
    Abraços.

  4. lorenacaribe disse:

    Olá! Sou fã de Stephen King e interessante que estou fazendo um especial essa semana no blog em comemoração ao aniversário dele. Amei o post e já vi quase todos eles. Estou curiosa para ver a nova versão de It. bjoooooooo

O que achou? Comente!

Mais Visitados