Informações do Post - - Jonas Henrique - - 19 de setembro de 2017 | - 8:21 - - Home » - - Sem Comentários

Confira 10 livros de Agatha Christie que foram transformados em filmes

Agatha Christie

No último dia 15 de setembro comemorou-se os 127 anos de nascimento da escritora mais bem sucedida da história, estamos da falando a autora que ficou conhecida como a Dama do Crime, Agatha Christie (1890 – 1976). O conjunto de obras da escritora  já soma cerca de 2 bilhões de cópias, permanece como a autora mais publicada de todos os tempos, atrás somente da Bíblia e de William Shakespeare, além de ter o titulo de  autora mais traduzida, com suas obras sendo publicadas  em 103 línguas. Outro recorde de Agatha Christie é o do livro mais espesso do mundo, medindo mais de 30 cm, com 4.032 páginas nas quais estão incluídos todos os 12 romances e 20 contos protagonizados por Miss Marple.

E é neste clima que vamos apresentar a você amigo leitor que selecionamos dez obras de Christie que foram adaptadas para os cinemas. Apesar de ser uma das autoras mais publicadas em todo o mundo, existem poucos filmes baseados em suas obras. Confira:

Assassinato no Expresso Oriente 1974

Este é um filme britânico de 1974, dos gêneros suspense e policial, realizado por Sidney Lumet. O roteiro foi baseado no livro Murder on the Orient Express, de Agatha Christie, publicado em 1934. Em 2001 foi feita uma versão para a televisão de mesmo nome. Sendo uma de suas obras mais conhecidas, O Assassinato no Expresso Oriente ganhou uma nova adaptação que irá estreai ainda este ano. A premissa desta obra é instigante.

 Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano.  O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos.

Morte sobre o Nilo – 1978

Este filme foi baseado em um romance policial de Agatha , publicado em 1937 com o mesmo nome. Bela, rica e inteligente, a jovem herdeira Linnet Ridgeway parece conseguir tudo o que quer. No entanto, quando rouba o noivo de sua melhor amiga e se casa com ele sem pensar duas vezes, talvez Linnet esteja indo longe demais…
Em sua viagem de lua de mel num cruzeiro pelo rio Nilo, no Egito, o casal apaixonado se depara com uma série de antagonistas interessados em sua fortuna e em provocar sua infelicidade. Então Linnet é encontrada morta, com um tiro na cabeça. O detetive Hercule Poirot, que por acaso também estava no navio, entra em ação para tentar montar mais esse quebra-cabeça.


A Maldição do Espelho – 1980

Uma fã começa a falar orgulhosamente com uma famosa atriz de como já esteve com ela no passado, tendo até mesmo lhe dado um beijo. Porém logo a fã cai morta, em virtude de ter bebido um drink envenenado. Como este copo era para a estrela de cinema, a suspeita é que alguém desejava matá-la. Como uma outra atriz, que trabalha no mesmo filme, é sua ferrenha inimiga, tal hipótese não é descartada, mas existem outras pistas que precisam ser seguidas antes de se dar o caso como encerrado ou solucionado. O livro foi publicado em 1962.

Assassinato num Dia de Sol – 1982

Baseado no romance de mesmo nome publicado em 1941. Hercule Poirot é um detetive que foi chamado para investigar o desaparecimento de um milionário com um diamante falso, em uma ilha no mediterrâneo. Habitada por ricos e famosos, a investigação vai caminhando até que o assassinato de uma estrela de cinema ocorre e todos os presentes tem um álibi.

Punição para a Inocência – 1984

Baseado no livro de 1958, Jacko Argyle morre na prisão após ser condenado pelo brutal assassinato da própria mãe, Rachel Argyle. Dois anos depois, volta de viagem um cientista chamado Arthur Calgary, que possui provas da inocência de Jacko. Ao fazer essa revelação, Arthur se surpreende ao perceber que nenhum dos familiares de Jacko parece feliz ou aliviado pela notícia, mas sim preocupados com o fato de que um deles seja o verdadeiro assassino. A atmosfera de desconfiança e medo toma da família Argyle, com todos os seus membros questionando qual deles pode ser o assassino. Se sentindo culpado por ter causado essa situação, Arthur Calgary resolve ajudar a polícia a investigar o caso.

 

Encontro Marcado com a Morte – 1988

Matriarca milionária chantageia o advogado da família a destruir o testamento do falecido marido, que daria autonomia aos filhos. Durante as férias em Jerusalém, ela é assassinada, e o detetive Poirot entra em cena para desvendar o crime. Este filme é uma adaptação do “Appointment with Death”  romance policial de Agatha Christie, publicado em 1938.

Quem Viu, Quem Matou… – 1961

Jane Marple (Margaret Rutherford) é uma detetive veterana que, viajando de trem, decide investigar o paradeiro de uma cena que observou pela janela: uma mulher sendo estrangulada. Ela denuncia o fato para a polícia, que não acredita nela porque nenhum corpo foi encontrado. A Sra. Marple decide então realizar a apuração sozinha. Baseado no livro 4.50 from Paddington no Brasil, A Testemunha Ocular do Crime, publicado em 1957.

Sherlock de Saias – 1963

“Mas ele foi assassinado, não foi?”. Marque bem essas palavras. Que comentário mais assustador e anti-britânico para se fazer durante a leitura de um testamento. Mas é o que a doce Tia Cora fez. Quando mãos misteriosas caem sobre a pobre vellhinha, a observação da senhora não parece tão doce quando anteriormente. Margaret Rutherford retorna ao papel de Miss Marple, a detetive amadora em uma história baseada na obra, Depois do Funeral. Desta fez, ela está acompanhada pelo parceiro perfeito: o mau-humorado Rober Morley. Juntos, eles cavalgam pelo campo, dançam pelo salão, soltam faíscas de amor – e perseguem um engenhoso matador que pensa que o mundo, sem Miss Marple, seria muito, muito melhor! Baseado no livro Depois do Funeral de 1953.

A Morte Da Sra. McGinty – 2008

Quando a sra. Mcginty é assassinada em sua própria casa, uma suspeita paira sobre seu inquilino. O superintendente Spence começa a questionar seu envolvimento e chama Poirot para esclarecer o caso. E baseado em um romance policial de Agatha Christie, publicado em 1952.

E Não Sobrou Nenhum – 1965

Ten Little Indians, “E Não Sobrou Nenhum” no Brasil, é um filme britânico, em preto e branco, de mistério, suspense e drama, de 1965, dirigido por George Pollock, roteirizado por Peter Yeldham e Harry Alan Towers, baseado no livro homônimo de Agatha Christie de 1939.

 

O que achou? Comente!

Mais Visitados