Informações do Post - - Jonas Henrique - - 26 de julho de 2017 | - 9:19 - - Home » » - - Sem Comentários

10 livros que falam da relação entre avós e netos

 O dia dos avós é comemorado anualmente no dia 26 de julho  os brasileiros celebram essa data tão importante. O objetivo deste dia é homenagear e agradecer toda a consideração e carinho que os avós dão aos netos. E para celebrar essa data, nós do Rotina do Leitor  preparamos uma lista com 10 livros que falam dessa belíssima relação.

São livros que devem ser lidos pelos netos junto com o seus avós, pois são histórias sensíveis e repletos de delicadeza e muito bom humor. Confira:

  • O Anjo Guarda da Vovó 

A autora alemã Jutta Bauer obteve grande sucesso de crítica em jornais de seu país com esta história singela de um avô que, no leito de hospital, recorda para seu netinho os principais momentos de sua vida: episódios da infância, da guerra, de necessidade e conforto. Porém, por meio dos desenhos, o leitor fica sabendo que em todos as situações o avô teve a companhia invisível de um dedicado anjo da guarda. Os traços simples da ilustradora se aproximam da psicologia infantil para melhor transmitir uma mensagem comovente.

  • A Menina, o Cofrinho e a Vovó

Uma menina e sua avó. Mesmo distantes, que tesouros elas trocam? Nesta história, Cora Coralina conta como uma avó trabalhadeira recebeu um presente simples e generoso da neta. Um presente que ajudou a avó a realizar seu sonho. E, como entre avós e netos a moeda de troca é variada, como será que avó agradeceu?

 




  • O Dia em que Minha Avó Envelheceu 

As doces lembranças da infância, os sorrisos e as brincadeiras são lembrados pela neta, até o momento em que sua avó, por causa de problemas decorrentes do envelhecimento, se distancia do mundo e das pessoas queridas.

  • Minha Avó, Sua Avó

Um livro para ser compartilhado entre avós e netos. Assim pode ser definido o delicioso Minha avó, sua avó, lançamento da Cosac Naify. Escrito pela francesa Florence Noiville em homenagem a Madeleine, a avó da autora, a obra traz, além de uma breve biografia da avó dela, diferentes propostas de atividades para os pequenos leitores resgatarem a história de suas avós.

  • Histórias do Avô

O avô é um sábio que guiou os homens através dos tempos; um professor que sabe da importância em manter o equilíbrio das coisas; pessoas que devem ser respeitadas e ouvidas quer pela sua experiência vivida quer pela sabedoria, cujo olhar vai muito além do nosso. As ilustrações são repletas de simbolismo e elementos mágicos.


    • O Guarda – Chuva do Vovô 

    O vovô era misterioso, um avô que “nunca saía do quarto”. Esse fato intrigava a neta, porque pairava um silêncio em torno do assunto. Assim são as nuances da relação entre esse avô, que está muito doente e morre, e sua neta. O elo que vai deixá-los sempre ligados é a memória afetiva, especialmente nos dias chuvosos, quando a garota pode usar o guarda-chuva do avô, que ficou de herança para ela.

    • Avós 

    Avós é um livro que apresenta um casal da forma muito delicada e sensível. Traz, sem dúvida, um novo olhar para os avós, para os velhos, para a terceira idade. O que importa como chamamos? O que importa é como vemos.

    • Meu Avô Era Uma Cerejeira 

    “Quando eu tinha quatro anos, tinha quatro avós, dois avós na cidade e dois avós no campo…” Assim Toninho começa a contar suas lembranças de infância.. A figura central dessa história é seu avô extraordinário que mora no campo. Ele sobe nas árvores como ninguém, tem a companhia de uma gansa e adora a cerejeira Feliz. Um dia a prefeitura decide derrubar a cerejeira para construir uma estrada. Toninho e o avô fazem de tudo para protegê-la. Mas o velhinho já está muito cansado… Será que Toninho vai conseguir salvar Feliz?

    • O Avô Mais Louco do Mundo

    O avô Felipe era magro, careca, tinha uma cara engraçada e vivia na praia, numa casa que ele mesmo construíra. Diziam que era meio louco, porque fumava muito, escutava o dia inteiro uma música esquisita para um avô e estava sempre inventando máquinas que não funcionavam. Além disso, como leitor de livros policiais, bancava o detetive e adorava buscar soluções para todo tipo de problema. Como seus pais iam viajar durante quinze dias, foi com o avô que Marcos teve de ficar ? e foi com ele que viveu uma grande aventura ao encontrar estranhas manchas no mar… e também conhecer Gabriela.

    • Meu Avô Africano 

    O garoto Vítor Iori descobre que a vinda dos africanos para o Brasil foi bem diferente da dos imigrantes europeus. Ele aprende com seu avô Zinho a história de seus antepassados, como era a vida no período da escravidão, a origem de seu próprio nome e descobre a importância de preservar as raízes de seu povo. Com a ajuda de sua tia e de seu avô, Vítor apresentará na escola um trabalho que será uma verdadeira aula sobre a riqueza da cultura africana.

    Livro bônus da lista: Querida Vovó 

    Quem é que tem sempre um biscoitinho ou um colo macio – com cafuné e tudo – para nos oferecer? Quem é que deixa a gente ver TV até de madrugada, tomar sorvete no inverno e fazer um monte de outras artes que enlouqueceriam qualquer mãe? É a ‘Querida Vovó’! Tradicionais ou modernas, vaidosas ou esportistas, elas merecem o nosso carinho. Afinal, estão sempre conosco, desde os primeiros passos à festa de formatura e casamento. Em mais um livro presente, a autora presta uma homenagem às vovós com frases e fotos inspiradoras, que irão emocionar toda a família.

     

    O que achou? Comente!

    Mais Visitados